O que é Branding?
Para a gente aqui do ESTUDIO GRAFENNO o BRANDING é uma estratégia de marketing que realiza o gerenciamento dos recursos de uma Marca que serão utilizados para destacar os diferenciais competitivos de um negócio durante a sua operação.
Através do BRANDING é possível manter os ativos aderentes às regras do Manual da Marca e construir uma identidade que garanta uma percepção de exclusividade no público consumidor.
Vamos fazer um exercício rapidão. Pense em três marcas, uma de cada negócio diferente, como, por exemplo: supermercado, carro e tênis.
Pensou? Interessante, né? Tenho certeza que vc lembrou do Nome Fantasia, do Símbolo, das Cores Oficiais, do Posicionamento e, também, de valores, ou melhor, dos Conceitos Fundamentais que o negócio, ou o produto, comunicou muito bem a você, através do BRANDING da Marca.
Esse é o poder que a estratégia de BRANDING possui no âmbito dos negócios: criar um vínculo exclusivo entre a Marca e o público consumidor.
Qual o objetivo do Branding?
A estratégia de BRANDING tem o objetivo de proporcionar experiências sensoriais ao seu público consumidor.
Quanto mais a Marca estiver próxima do seu público consumidor, quanto mais estiver onde ele está, mais poderosa será essa experiência para quem estiver participando e mais forte será o impacto da mensagem. Não existe uma regra padrão, afinal o mundo está em constante evolução, porém, é sempre muito prudente que a Marca seja fiel a seus valores, seus Conceitos Fundamentais.
Essas experiências ter clareza na mensagem que está sendo transmitida e pode ser empregada através de todas as suas formas: escrita, visual, auditiva, tátil, gustativo, olfativo, proprioceptivo e vestibular. Menos é mais, sempre, então, não queira usar todas as formas na estratégia de BRANDING para o seu negócio, foque no que tem mais aderência aos valores da sua Marca.
Lembre-se de proporcionar experiências que realmente irão agregar ainda mais qualidade à relação entre sua Marca e o seu público consumidor. Crie ações que darão ao seu público a sensação de pertencimento, de fazer parte daquilo que eles compram, para que o sucesso da sua estratégia de BRANDING consiga alcançar resultados positivos.
E nunca, nunca mesmo, se esqueça de realizar o planejamento de ações de ajuste, que serão responáveis por gerenciar crises e dar respostas ágeis para situações as quais requeiram a devida atenção. A estratégia de BRANDING é direcionada para pessoas que, por mais que façam parte de um grupo, são indivíduos com concepções diferentes das mensagens que recebem e, por isso, merecem uma atenção especial caso seja demandado.
Aqui no ESTUDIO GRAFENNO tratamos a estratégia de BRANDING com a atenção ao detalhe em todo o processo, pois, no final é isso que importa.
Por que usar Branding?
Antes de argumentar do porque usar uma estratégia de BRANDING para o sucesso do seu negócio é importante que você saiba de um aspecto fundamental: a estratégia de BRANDING não vai fazer o seu consumidor comprar o seu produto ou serviço, mas vai fazer ele ser considerado uma opção em uma futura compra.
É é esse o objetivo que o BRANDING tem: conseguir criar valor para o público consumidor através da união de propósitos e de valores.
Então, tenha em mente que em um mercado cada vez mais competitivo, fica evidente que possuir uma estratégia de convencimento que aborde os diferenciais competitivos do seu negócios, de forma criativa, junto ao seu público consumidor, fará com que o processo de venda conte com a ajuda de uma poderosa ferramenta: o BRANDING.
IDENTIDADE DE MARCA
Crie uma identidade de marca que reúna as características mais incríveis que você considere importante para o seu negócio. Use todos os elementos disponíveis para potencializar ainda mais a mensagem que a sua marca quer passar. Tenha um nome fantasia impactante, um sìmbolo (logo ou logotipo) incrível, aplique as cores oficiais de forma inteligente, use bem seu posicionamento e, se for o caso, coloque um acessório também!
DIFERENCIAL COMPETITIVO
Tenha clareza sobre como será a maneira como sua marca, ou seu negócio, terá destaque no mercado e mantenha-o em evidência sempre que possível. Nunca se esqueça dele, pois ele estará respaldado pelos valores, pelos conceitos fundamentais que ajudaram a criar a marca que você construiu.
PROMETEU? ENTREGUE!
"O combinado não sai caro" é uma frase que nunca cai em desuso. Ela reúne o básico e fundamental de uma transação comercial: faça o que foi combinado, o que no BRANDING é considerado como uma promessa. Então, se sua marca ou negócio promete algo ao seu público consumidor faça o impossível para conseguir cumprir este combinado.
GUIE-SE PELO PROPÓSITO
O propósito é seu grande aliado, tanto na dificuldade quanto na abundância. Será ele quem vai te colocar os pés no chão e fazer te lembrar das raízes do seu negócio, que são os melhores motivos que você tem para não se desesperar na baixa e muito menos se deslumbrar na alta. Ele é o seu guia para te fortalecer e fazer seguir em frente com maturidade.
GERENCIE PROVA SOCIAL
Como usar o Branding?
Como vimos neste artigo uma estratégia de BRANDING requer atenção atenção aos detalhes do processo de implantação para que haja o resultado esperado de conseguir conquistar o coração do público consumidor. Mas tudo tem um começo e para o BRANDING não é diferente, nós, do ESTUDIO GRAFENNO, recomendamos começar o processo de construção dessa estratégia por estes ativos:
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Os CONCEITOS FUNDAMENTAIS são a base, a estrutura, na qual uma marca é fundada.
Esses "conceitos" são os valores que a Marca defende, difunde em sua cultura organizacional e compartilha com o seu público consumidor. Por mais que esses valores sejam a base de sustentação da marca, eles serão decididos por uma ou mais pessoas, que no caso serão seus donos e isso vai depender do nível de maturidade que o negócio estará.
Aqui no ESTUDIO GRAFENNO entendemos que devemos trabalhar com poucos conceitos, os quais, normalmente, são os indispensáveis para a vida profissional dos donos, pois fica muito evidente de que eles são compartilhados entre eles no dia a dia da cultura organizacional.
Então, os CONCEITOS FUNDAMENTAIS são os valores que guiam o propósito da Marca, que serão difundidos e defendidos pelos seus decisores, seus donos, seus líderes, fazendo com que a absorção a eles seja algo dinâmico e natural.
NOME FANTASIA
O NOME FANTASIA é o todo e qualquer nome dado à uma organização, ou um profissional ou a uma solução comercial.
Esse será o nome que vai ser usado para se apresentar ao mercado de forma que a organização, o profissional e a solução comercial consigam se distinguir, destacar e criar um vínculo com o público consumidor. Teoricamente não há limites para a sua concepção, sendo possível utilizar qualquer tipo de idioma, formato ou estrutura, seja simples ou composta.
Na prática, é sugerido que seja um NOME FANTASIA aderente ao nicho o qual ele será empregado e sempre temos esse tipo de atitude quando chamam o ESTUDIO GRAFENNO para realizar projetos de criação de NOME FANTASIA.
SÍMBOLO
O SÍMBOLO é a ilustração vetorial que represente os Conceitos Fundamentais.
Essa ilustração deve ser única, exclusiva e envolvente, com elementos aderentes à tipografia do Nome Fantasia, para que seja celebrada uma composição harmoniosa aos olhos e instigante para o cérebro. Além disso, é importante que o SÍMBOLO sozinho consiga transmitir a força que a Marca possui, mantendo esse posicionamento mesmo estando sozinho.
Sim, estamos falando do Logo, ou Logotipo, como é mais conhecido, porém entendemos que SIMBOLO é a nomenclatura mais eficaz na proposta que o ESTUDIO GRAFENNO oferece em projetos de construção de Marcas e de Branding.
MARCA
A MARCA é a composição entre dois elementos: o Nome Fantasia e o Símbolo.
Essa combinação tem um apelo visual poderosíssimo ao proporcionar uma situação que cause ainda mais impacto no público consumidor através de experiências sensoriais. Isso sem contar que a MARCA continua a propagar esse poder mesmo quando houver situações nas quais o Símbolo seja utilizado separado do Nome Fantasia.
Aqui no ESTUDIO GRAFENNO entendemos que um mundo de negócios cada vez mais digital é inimaginável uma organização, profissional ou solução comercial que não use todos os recursos que uma MARCA pode oferecer.
ELEMENTO GRÁFICO DE APOIO
O ELEMENTO GRÁFICO DE APOIO é isso mesmo que o nome diz, é um item que auxilia o reforço à Marca em uma composição qualquer.
Ele pode ser usado em qualquer layout, para qualquer objetivo, é totalmente livre seu uso. Como via de regra, aqui no ESTÚDIO GRAFENO, nós utilizamos o ELEMENTO GRÁFICO DE APOIO em composições na qual a Marca não é utilizada, onde é utilizado somente um dos ativos dela, ou o Símbolo ou o Nome Fantasia. Assim, ele ajuda a manter o layout dentro do ambiente que a Marca exige.
É um ativo que você só percebe que precisa muito dele quando vê ele em ação.
CORES OFICIAIS
As CORES OFICIAIS são as cores que vestirão o Nome Fantasia e o Sìmbolo.
Serão elas as responsáveis por transmitir ainda mais sensações para o público consumidor e criar ainda mais identificação com a Marca, através de um vínculo ainda mais forte. Não há uma regra que defina quantas CORES OFICIAIS devem ser usadas, mas é importante utilizar de forma estritamente estratégica, focando em pouca quantidade.
Ah, sim, pode acontecer de haver a necessidade de cores de suporte, então aqui no ESTUDIO GRAFENNO entendemos que isso pode ser especificado no Manual da Marca.
ACESSÓRIO
O ACESSÓRIO é um item não obrigatório para a Marca, mas que sua adição cria valor.
Pode ser uma simples palavra, número ou pequena expressão que identifique um diferencial competitivo ou aplique alguma autoridade para a Marca, mas que não configure um Posicionamento de mercado. Você já deve ter visto alguma marca que utilize uma expressão para imprimir autoridade por tempo de vida ("Desde 1980", por exemplo) ou que tenha usado alguma palavra em outra língua para se diferenciar do que considera ser padrão (tipo "Gourmet", manja?).
Quando começamos o ESTUDIO GRAFENNO não haviamos dimensionado o recurso ACESSÓRIO nos projetos que realizávamos e somente após alguns anos que definimos como parte fundamental para projetos de BRANDING.
POSICIONAMENTO
O POSICIONAMENTO é uma expressão pontual que mostra como a Marca quer ser reconhecida.
Normalmente é uma frase, ou expressão, que transmita um significado específico para o público consumidor e que tenha uma forte ligação com os valores dela. Ela pode ser duradoura ou esporádica, desde que consiga atingir seu objetivo: fazer as pessoas absorverem a mensagem. E isso não tem a ver com quantidade, mas, qualidade.
MANUAL DA MARCA
O MANUAL DA MARCA é o livro que mantém organizado todas as informações importantes sobre a Marca.
Nele estarão especificados todos as regras de utilização no detalhe, sendo definidos os mínimos detalhes, para que não haja dúvida sobre como aplicar cada um dos ativos que a Marca usa.
Já imaginou?
Que os conceitos hoje empregados em BRANDING sempre foram usados nas mais variadas formas de comunicação?
Vamos fazer uma breve contextualização sobre como nós, os seres humanos, criamos, aperfeiçoamos e usamos os mais variados recursos de comunicação, sempre com o objetivo de promover o entendimento da mensagem. Essa comunicação faz parte da nossa vivência, seja ela falada, escrita ou visual, sendo fartamente documentado que sempre usamos ilustrações, expressões corporais, códigos, letras, cores, formas, entre muitos outros recursos, para transmitir uma mensagem a todos ao nosso redor.
Temos as pinturas ruprestres, as bandeiras do reinos antigos, as antigas escrituras, os hieroglifos entre muitos outros